sábado, 21 de março de 2015

I- Disponibilidade

O texto anarquista aponta falhas do desenvolvimento sustentável. Existe uma cadeia produtiva que invariavelmente termina no uso de um recurso natural, mesmo quando se deseja poupar outro. Segundo o texto, se há um painel solar que economiza fontes poluentes, há uma fábrica que o produz na China que, além de ser poluente e usar recursos esgotáveis, exploram trabalhadores. Mas cá no Ocidente há vista grossa. Se nada é visto, então não há pecado. E ainda se pode ser sustentável.

O desejo meu, o desejo do outro. Quais suas disponibilidade? Que recursos tenho? Se prefiro poupar o meu renunciando a uma dada presença de alguém até que ponto isso não me esgota? Se prefiro colocar pra fora, até que ponto não esgoto o outro.

Esgotar, esgoto... No fim, é apenas o que sobra. Na casa bonita com painel solar, em uma mineradora chinesa, o meu corpo. E matéria serei disponível para outras matérias ou energia, ou seja lá o que for.


Nenhum comentário:

Postar um comentário